A programação faz parte também do Fórum Social Urbano.

sexta-feira, 12 de março de 2010

19/03 - Sexta-feira
17:30 hrs - Oficina: Proponente/ Ocupação Chiquinha Gonzaga
18:00 hrs - Filme: O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro de Glauber Rocha (ficção, Brasil, 1969, 95 min.). Sinopse: Antônio das Mortes é um velho matador de cangaceiros. O Coronel Horácio, rico proprietário e político demagogo e corrupto, o contrata para se livrar de Coirana, um pobre agitador que se passa por um grande cangaceiro. Coirana lidera um grupo de camponeses místicos, os beatos. Antônio chega ao vilarejo. É dia de festa. Ele provoca um duelo com Coirana. A multidão canta e dança em volta dos dois homens envolvidos numa luta mortal.
20/03 - Sábado
Local: Ocupação Chiquinha Gonzaga: rua Barão de São Felix, nº 114, Saúde.

17:30 hrs Oficina: Para que cidade? Proponente: MoveMente
18:00 hrs Filmes: Mestre Darcy Quem quiser saber meu nome/ Caxambu de Sá Maria de Guilherme Fernandez. Sinopses: Herdeiros das tradições do jongo narram lembranças de suas vidas no morro da Serrinha.
19:00 hrs Debate: com Guilherme Fernandez (realizador audio-visual) e Patricia Birman (antropóloga/ professora da UERJ).
21/03 - Domingo
Local: Associação de moradores de Acari: avenida Piracambú, nº171, Acari.
17:30 hrs Oficina: Além da Raça. Propontente: Conselho Regional de Psicologia/RJ
18:00 hrs Filmes: 1) Kinocopa de Chico Serra, Igor Cabral (documentário, 2003, 21 min.). Sinopse: Copa do Mundo 2002. Brasil Pentacampeão. A trajetória da seleção brasileira através do ponto de vista dos torcedores, com a irreverente intervenção do apresentador Godot Quincas.
2) Mães do Hip hop de Dudu do Morro Agudo/ Movimento Enraizados (documentário, Brasil). Sinopse: O filme conta a trajetória de cinco MC's a partir da ótica de sua mães.
3) Elas da Favela de Dafine Cappela (documentário, 24 min., 2008). (documentário/Brasil) Sinopse: Retrata, do ponto de vista da mulher, o que representa uma ocupação policial no dia-a-dia da favela. Os relatos de seis moradoras de uma das maiores favelas do Rio de Janeiro expõem uma política de segurança pública que historicamente criminaliza a pobreza.20: 00 hrs Debate: Márcia Leite (socióloga/professora - UERJ), Maria da Conceição Nascimento (psicóloga/ conselheira do Conselho Regional de Psicologia/ RJ) e D. Aparecida (mãe do Betinho da Força do RAP).

22/03 - Segunda-feira
Local (1): Cantão: Rua Dr. Orlinto Magalhães, s/n, rua 3, Vidigal.
17:30 hrs Oficina: Mídia e produção do medo. Proponente: Conselho Regional de Psicologia/ RJ
18:00 hrs Filmes:
1) Sacopã de Vladimir Seixas (documentário, Brasil, 24 min.). Sinopse: Ocupar, Resistir e Produzir. O documentário desvenda o véu por detrás da ação de uma ocupação. Apresenta a realidade dos ocupantes na luta pela moradia e a ação truculenta da polícia no despejo.
2) Lançamento: Atrás da Porta de Vladimir Seixas e Chapolin (documentário, Brasil, 2009). Sinopse: O mistério e a luta do sábio e sua montanha. O documentário aborda o cotidiano do último remanescente do morro da Sacopã, situado no Bairro da Lagoa. Por meio de suas percepções sobre a cidade, o sábio da montanha nos faz refletir sobre a evolução e o significado da vida urbana.
21:00 hrs Debate: Vladimir Seixas (diretor do filme), João Barbosa (ocupação Chiquinha Gonzaga), André Novaes (cineasta)

Local (2): Fórum Social Urbano/ Centro Cultural Ação da Cidadania: rua Barão de Teffé, nº 75, Saúde.
18 hrs Filme: Santiago de João Moreira Salles (documentário, Brasil, 2007, 80 min.). Sinopse: Documentário que conta a história do mordomo Santiago Badariotti Merlo, que dedicou sua vida a servir a aristocracia. De origem humilde, Santiago era viajado, poliglota e dono de uma cultura extraordinária. As imagens foram rodadas em 1992, mas permaneceram intocadas por mais de 13 anos. Em 2005, o diretor voltou a elas.
20:00 hrs Debate: Luís Antonio Baptista (psicólogo/ UFF)

23/03 - Terça-feira
Local (1): Cinema Nosso: rua do Resende, nº80, Lapa.
17:30 Oficina: Corpografias. Proponente: MoveMente
18:00 hrs Filme: A batalha de Argel de Gillo Pontecorvo (ficção, Argélia/ Itália, 1966, 117 min.). Sinopse: A luta da Argélia para se tornar independente da França é narrada pela trajetória de Ali, líder da Frente Algeriana de Libertação Nacional (FLN), desde o momento em que ele se une à organização, quando ainda era um pequeno ladrão, até sua captura, juntamente com os últimos líderes do movimento, e por fim a execução de todos pelo governo francês. Construído com um suspense crescente, o filme conta em paralelo a guerra dos rebeldes, fundada em métodos não convencionais, e as medidas cada vez mais extremas tomadas pela França. Banido por muitos anos na França e proibido no Brasil na época da ditadura militar, A batalha de Argel conquistou o Prêmio da Crít blackica Internacional no Festival de Veneza de 1966 e, em 1969, quando foi lançado nos Estados Unidos, recebeu duas indicações ao Oscar, nas categorias de melhor direção e melhor roteiro original.
20:00 hrs Debate: Cecília Coimbra (psicóloga/ professora UFF) e Deley de Acari (poeta/ líder comunitário)

Local (2): Fórum Social Urbano/ Centro Cultural Ação da Cidadania: rua Barão de Teffé, nº 75, Saúde.
18:00 hrs Filme: Expedito em busca de outros nortes e Beto Novaes e Aída Marques (documentário, 2006, 80 min.) Sinopse: O filme compõe um painel da colonização da Amazônia na década de 1970, quando o Governo Federal incentivou amplas frentes de ocupação na região. Expedito Ribeiro de Souza, mineiro trabalhador e poeta do cotidiano, parte então com sua família para a floresta em busca de um pedaço de terra para cultivar. Seu engajamento nas lutas sindical e política leva à perseguição e, posteriormente, à morte encomendada pelos grandes fazendeiros. A partir de sua morte prematura vemos como parentes espalhados pelo país inteiro seguem o caminho que Expedito apontara. Uma obra de poesia e luta sobre um homem em busca de outros nortes.
20:00 hrs Debate: Erika Campello (Autres Brèsils) e Roberto Novaes (cineasta)

24/03 - Quarta-feira
Local (1): COOPAMA - Cooperativa dos amigos do meio ambiente. Rua Aires Casal nº 48, glp 1, Jacaré.
14:00 hrs Oficina: Comunicação em movimento. Proponente: Movemente.
16:00 hrs Filme: A Queda de Ruy Guerra e Nelson Xavier (ficção, 1978, 110 min.). Sinopse: Um operário do metrô carioca morre em um acidente de trabalho. Como não era registrado na obra, a empresa evita a divulgação da notícia e procura subornar a viúva para que a responsabilidade da morte recaia sobre a própria vítima. O sogro do operário, contando com a ajuda de um jornalista e de um advogado, decide lutar para que a verdade e a justiça prevaleçam.
18:00 hrs Debate: André Basséres (professor de história)

Local (2): Fórum Social Urbano/ Centro Cultural Ação da Cidadania: rua Barão de Teffé, nº 75, Saúde.
18 hrs Mostra internacional: La Coronela (México)/ Los Olvidados (México)/ Sembrando Cultura cosechamos liberdad (Argentina)/ Impressões de um intercâmbio (Alemanha)
20:00 hrs Video-debate: América Livre (Argentina)/ Zusammen y Misturados (Alemanha)/ Jovenes de Resistencia Alternativa/ Felco/ Poder local el Alto.
25/03 - Quinta-feira
Local (1): Observatório de Favelas, rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré.
17:00 hrs Oficina: Bicicletada. Proponente: Felco.
18:30 hrs Mostra Internacional:"A ilusão paga passagem"- 15 centavos (Recife, 11 min.)/ Acorrentamento na secretaria de transportes de SP (São Paulo, 5 min.)/ Na real do Real (São Paulo, 10 min.)/ Pelas marginais (São Paulo, 52 min.)
20:00 hrs Debate: Nina (Felco/ RJ)
 
Local (2): Fórum Social Urbano/ Centro de Cultura Ação da Cidadania: rua Barão de Teffé, nº 75, Saúde.
18:00 hrs Filme: Contos proibidos do Marquês de Sade de Phillipe Kaufmann (ficcção, Alemanha/ Inglaterra/ EUA, 2000, 123 min.). Sinopse: Os seres humanos sempre questionaram, através da história, a sociedade e seus limites de moralidade. Em pleno século XVIII, em meio à sangrenta Revolução Francesa, um dos mais perigosos dissidentes foi, sem dúvida, o Marquês de Sade, que originou o termo sadismo. O filme retrata a vida deste polêmico escritor.
20:00 hrs Debate: Ivair Coelho (filósofo/ UERJ)

26/03 Sexta-feira
Local (1): Escola de Dança Angel Vianna, rua Jornalista Orlando Dantas, casa 2, Botafogo.
17:30 Oficina: Mapa da Cooperação. Proponente: MoveMente
19:00 Filme: Um pouco de tanta verdade de Jill Freidberg (documentário, EUA, 90 min.). Sinopse: Documentário sobre a "primeira revolução latino-americana do século XXI", apresenta a história do levante popular ocorrido no estado de Oaxaca, região sul do México, no verão de 2006. Onde a população ocupou e fez uso de 14 emissoras de rádio e uma de televisão.
21:00 Debate: Robson Borges (Coletivo Liberdade)/ Hélia Borges (terapeuta)

Local (2): Fórum Social Urbano/ Centro Cultural Ação da Cidadania: rua Barão de Teffé nº 75, Saúde.
18 hrs Curtas: 1) Linhas Horizontal de Norman Mclaren e Evelyn Lambart (ficção, Canadá, 6 min.) Sinopse: Norman Mclaren começou sua carreira desenhando diretamente sobre a película. É um curta-metragem que utiliza apenas linhas e cores. Mclarem dizia a respeito deste filme: “O que acontece entre um fotograma e outro é mais importante do que o que acontece em cada fotograma”.
2) Anèmic Cinèma de Marcel Duchamps (ficcção, França, 6 min.). Sinopse: Experimental. O primeiro filme de Marcel Duchamp "Anèmic Cinema" (1926), cujo título brinca com as letras da palavra cinema, em esferas rotatórias inscritas em espirais.
3) Reflexão de Fernanda Vogas (ficção, Brasil, 3 min.). Sinopse: Experimental. A manifestação da luz buscada pelo olhar subjetivo sujere as interfaces do reflexo. Reflexo não apenas reflete a luz. Imaginavelmente denota a sombra.
4) L.P. de Fernanda Vogas (ficção, Brasil, 3 min.). Sinopse: Experimental. A utilização de um suporte que faz movimentos circulares projeta sombras inventadas pelo olhar do espectador.
5) Lá no fim do mundo de Igor Barradas (ficção, Brasil, 19 min.). Sinopse: A jornada de um homem-rumo. Sobre CPF e Capa Preta. Um filme catástrofe épico em curta-metragem. Um Caômentário autêntico. Dallas City na veia. Uma singela demonização das grandes corporações de comunicação deste país.
6) Dinheiro Fácil de Fabíola Trinca (ficção, Brasil, 9 min.). Sinopse: Vista panorâmica do sistema de empréstimo e da trajetória de alguns entregadores de papel em meio ao caos das ruas do centro da cidade do Rio de Janeiro.
7) 1 ano e um dia de João Xavier, Cacau Amaral e Rafael da Costa (ficção, Brasil, 20 min.). Sinopse: Documentário que retrata uma ocupação de terras em Nova Iguaçu por um grupo de pessoas que, após terem suas casas queimadas por cinco vezes, comemoram o período de 1 ano e 1 dia de resistência.
20:00 hrs Debate: Fernanda Vogas (diretor do filme), Igor Barradas (Mate com Angu)

Local (3): Cine Santa Teresa: Largo dos Guimarães, 136, Santa Teresa.
23:00 hrs Lançamento: Imagens e Símbolos de Fernando Mamari (documentário, Brasil, 2010, 60 min.). Sinopse: Por meio de uma viagem pela América Latina, o documentário apresenta um mosaico de imagens sobre movimentos sociais e os símbolos que surgem a partir de suas lutas e desejos. ,


Nenhum comentário:

Postar um comentário